Cifra Club

Aprenda as melhores cifras de funk para tocar no violão

Já pensou em tocar funk no violão? Esse ritmo brasileiro energético pode não ser muito associado a um instrumento de cordas, mas, acredite, é uma combinação que dá muito certo! Pensando nisso, trouxemos uma lista de cifras de funk para tocar no violão.

Conhecido por suas batidas envolventes e dançantes, o funk pode render ótimas versões no violão. Então afine seu instrumento e venha com a gente!

8 cifras de funk para tocar no violão e aumentar seu repertório

A seguir, você irá conferir as melhores dicas para tocar 8 cifras de funk! Aproveite para aprender e praticar solos, levadas e técnicas. Vamos nessa? Veja alguns hits que estão em nossa setlist:

  • Se Ela Dança, Eu Danço 
  • Quero Te Encontrar 
  • Nosso Amor
  • Cheguei 
  • Amor de Verdade

E muito mais!

1. Se Ela Dança, Eu Danço – Mc Leozinho

Se Ela Dança, Eu Danço segue o mesmo padrão rítmico do começo ao fim da música. Toque a levada 2 vezes no acorde de Bbm7, e apenas uma vez em cada no Cm7 e F7(9). Siga a cifra para saber o tempo exato das transições.

Esses são os 3 acordes que compõem a música, e 2 deles estão no formato com pestana. Se preferir tocar com acordes mais descomplicados e práticos, coloque o capotraste na primeira casa, e acompanhe as cifras simplificadas de Se Ela Dança, Eu Danço.

2. Quero Te Encontrar – Claudinho e Buchecha

Na introdução e após o primeiro refrão de Quero Te Encontrar temos um riff de contrabaixo, que na cifra foi adaptado para o violão.

Não são exigidas muitas técnicas para tocá-lo, além de usar apenas as cordas G e D. Ouça a música com atenção para compreender a melodia, e tente acompanhar. 

A levada conta com algumas variações. Na passagem “Minha terra, meu céu, meu mar…” faça um toque para cima em cada um dos acordes A7(4) e A7.

Além disso, cuidado com as pausas no refrão. Ao todo, temos 8 acordes, sendo que 2 estão em forma de pestana.

3. Nosso Amor – MC Pedrinho

O solo de Nosso Amor aparece na introdução e também no encerramento da canção. Para executá-los é essencial saber as técnicas de slide e hammer on. Também é uma boa oportunidade de praticar variações na levada!

A música começa mais lenta, com apenas um toque para baixo nos 4 primeiros acordes, e em seguida, entram as batidas e suas diversificações.

Tente separar a música por estrofes e repare qual ritmo acompanha cada parte. Os acordes são 5, com apenas uma pestana entre eles, no acorde de F.

Importante notar que a cifra pede o uso do capotraste na terceira casa, então, embora o acorde de F esteja na primeira casa em relação ao capo, ele é feito a partir da quarta casa do violão.

4. Cheguei – LUDMILLA

A levada de Cheguei pode ser tocada de maneira bem solta, sem muitos padrões. Aproveite para usar a sua criatividade e adaptar a canção ao seu estilo. Tenha atenção às passagens, onde o ritmo será tocado dividido.

Dentre os 7 acordes, alguns são mais simples, como D e Em, e outros podem ser mais complexos, a depender da sua experiência, como Bm/D, Bm/F# e C#7. Além desses, ainda temos 2 pestanas, ambas na segunda casa (Bm e F#m).

5. Amor de Verdade (part. MC Rita) – MC Kekel

Para tocar Amor de Verdade você precisa saber apenas um ritmo e ter atenção à uma passagem.

A variação está no verso “…La laia laia”. Nesses trechos, toque uma vez para baixo nos acordes G e A. Preste atenção também na pausa que antecede o refrão.

Os acordes são 4 no total, e não exigem grandes dificuldades. Há somente uma pestana, na segunda casa (Bm). Fique de olho na cifra para saber exatamente o tempo das transições!

6. Glamurosa – MC Marcinho

Para tocar Glamurosa é preciso saber apenas um ritmo. Além disso, a progressão de acordes BmF#mG7MA9 se repete o tempo todo.

Também é uma ótima opção para você, que está iniciando os estudos no violão, praticar transições de shapes com e sem pestanas! 

Tente acompanhar a versão original para tocar no tempo exato e melhorar sua percepção da canção!

7. Pocpoc – PEDRO SAMPAIO

Pocpoc é uma boa pedida para ampliar seu repertório de acordes bemóis, pois todos possuem esse acidente na nomenclatura. 

Além disso, dentre os 4 shapes, apenas Ebm não está em forma de pestana. Caso prefira, utilize a ferramenta de variar acordes.

Quanto ao ritmo, comece tocando uma vez para baixo em cada acorde e, em seguida, faça as batidas. Repare nos momentos em que há pausas e cuidado para não perder o tempo da música.

8. O Grave Bater – Kevinho

Os solos de O Grave Bater aparecem em diversas partes por entre as estrofes. Treine cada um deles e faça quantas repetições precisar até se habituar com a melodia.

A batida segue o mesmo padrão do começo ao fim e, para um efeito percussivo, faça algumas batidas abafadas. Os acordes são 7 no total, com 2 pestanas entre eles, ambas na segunda casa.

Aprenda as melhores músicas atuais para tocar no violão

Curtiu nossa lista de cifras de funk para tocar no violão? Esperamos que tenha conseguido aprender e aplicar novas técnicas, além de ampliar seu repertório com esses hits.

Continue de olho nas tendências de músicas nacionais e internacionais, e aprenda agora músicas atuais para tocar no violão!

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK