Cifra Club

Aprenda a tocar 7 cifras do Detonautas

Confira as cifras de músicas do Detonautas que precisam estar no seu repertório.

Se você está aqui, é porque curte rock nacional e quer incrementar o seu repertório, certo? Então, o artigo de hoje é perfeito, pois vamos te ensinar a tocar as principais cifras do Detonautas Roque Clube!

O vocalista Tico Santa Cruz tocando guitarra e cantando em show do Detonautas
Todo fã de rock nacional vai curtir aprender a tocar sucessos do Detonautas (Foto: Divulgação)

A banda liderada por Tico Santa Cruz soma 25 anos de estrada com muitos hits emplacados por todo o Brasil. Nesse contexto, daremos dicas importantes para que você acerte a mão ao tocar esses sucessos, seja no violão ou na guitarra. 

Portanto, afine o seu instrumento e venha aprender algumas cifras do Detonautas com a gente!

Dicas para tocar as melhores cifras do Detonautas

Antes de mais nada, tenha em mente que nosso objetivo aqui é dar dicas que vão facilitar o aprendizado de músicos iniciantes. Ou seja, você não precisa quebrar a cabeça sozinho para tocar as canções da banda – nós vamos te mostrar o “caminho das pedras”!

Então, chega de delongas, vamos às cifras do Detonautas! As canções que você vai aprender a tocar hoje são:

  • Olhos Certos
  • Por Onde Você Anda
  • Você Me Faz Tão Bem
  • Quando o Sol Se For
  • O Dia Que Não Terminou
  • Outro Lugar
  • Até Quando Esperar

Olhos Certos

Primeiramente, um hit bem fácil para aquecer os dedos. Anote aí como tocar Olhos Certos: a música está no tom de C#m e possui apenas 6 acordes. Metade deles inclui pestana. Não é nada de outro mundo!

Ao mesmo tempo, a batida rítmica não apresenta grande dificuldade, mas tenha cuidado para não acelerar o andamento, beleza? A versão de estúdio ainda tem um solo de guitarra bem simples, que você também pode executar no violão.

Por Onde Você Anda

Embora essa música tenha apenas 5 acordes básicos, você deve prestar bastante atenção no dedilhado de introdução. Siga o padrão conforme o arranjo original. No início, pode ser difícil não errar as notas, mas temos certeza que, com um pouco de treino, você dará conta do recado.

No refrão de Por Onde Você Anda, as coisas ficam mais fáceis. Basta cair no ritmo! Porém, repare que há duas linhas complementares de guitarra. Portanto, caso você toque com outras pessoas, é interessante incluir essas partes para o arranjo ficar ainda mais rico. 

Você Me Faz Tão Bem

Você Me Faz Tão Bem é outra cifra do Detonautas de nível básico. Aqui, o tom é Gm. Porém, você pode usar um capotraste na 1ª casa, tocando os acordes como se estivessem na tonalidade de F#m. Essa dica vai eliminar várias pestanas da canção. 

Se você é guitarrista, saiba que a sua linha deve ser tocada com power chords e palm muting durante boa parte da música. Depois, quando a dinâmica cresce, você pode soltar os acordes completos. Regule direitinho o ganho do seu drive para que as notas não embolem, ok? No fim, há ainda um arranjo em oitavas bem interessante.

Se está muito complicado para você, acompanhe a nossa videoaula da versão simplificada da canção:

Quando o Sol Se For

Se você ainda não sabe como tocar o sucesso Quando o Sol Se For, se ligue nas próximas dicas! Em primeiro lugar, saiba que há duas guitarras principais na gravação original. Cada uma faz uma linha diferente. Assim, ambas se complementam de forma muito criativa.

Por exemplo, na introdução, uma faz power chords, enquanto a outra realiza uma batida no contratempo, semelhante ao reggae e ao ska, sabe? Quando entra o vocal, o ritmo é pausado, tornando-se contínuo no refrão. Finalizando, há um solo simples no meio da faixa, sem uso de técnicas avançadas. 

O Dia Que Não Terminou

Essa música está na tonalidade de Am e não tem grandes desafios na parte harmônica, pois conta com apenas 6 acordes, todos sem pestana. Porém, há shapes pouco usuais, que geram uma sonoridade bem bonita. 

O violão principal faz uma batida constante por toda a faixa. Já a linha complementar inclui alguns solinhos e temas bastante interessantes, como mostra a nossa videoaula abaixo. Se for seguir a guitarra da versão de estúdio, capriche na distorção, que deve ser pesada e encorpada. Pronto, agora você sabe como tocar O Dia Que Não Terminou!

Outro Lugar

Essa música é bem acelerada e requer uma pegada precisa e firme. Na guitarra, os power chords novamente dominam o arranjo, além de haver um tema oitavado. No pré-refrão, surge um ritmo bem marcado com timbre limpo, enquanto a parte central exibe um dedilhado fácil. Por fim, há ainda um pequeno solo que acompanha a melodia vocal. 

Para tocar Outro Lugar sozinho no violão, você deve sempre segurar a harmonia, ok? No entanto, leve em consideração a intenção de cada parte da gravação original para que a música tenha dinâmicas diferentes. 

Até Quando Esperar

A versão acústica de Até Quando Esperar, música originalmente composta pela histórica banda Plebe Rude na década de 1980, traz muitos elementos musicais interessantes. 

Nesse sentido, comece entendendo o papel de cada violão no arranjo. O principal faz solos, dedilhados e temas complementares, enquanto o outro segura a base. Em alguns momentos, porém, eles tocam a mesma linha, dando mais peso à faixa.

A canção está no tom de A e apresenta 7 acordes fáceis, com apenas uma pestana. O pulo do gato consiste em realmente marcar bem o ritmo, sem perder o tempo. Você vai tirar de letra, temos certeza!

Chegamos à parte final do nosso artigo de hoje. Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a aprender as cifras das músicas do Detonautas Roque Clube mais facilmente! Caso tenha encontrado dificuldades em alguns trechos, não desista. É muito importante que você continue treinando, ok? Sem persistência, não há evolução.

Por fim, um pedido especial para você: envie o link deste artigo para seus amigos que também tocam violão e guitarra. Dessa forma, mais pessoas poderão aprender esses sucessos do rock brasileiro para preencher o mundo com muita música de qualidade!

Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK