Cifra Club

20 blues fáceis de tocar no violão

Quer tocar blues no violão, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe! Preparamos uma lista de blues fáceis de tocar para você começar a praticar.

No momento em que se decide começar a estudar blues, tendemos a começar pelos solos de guitarra do estilo. No entanto, é mais indicado iniciar os estudos praticando as bases das músicas – principalmente quem toca violão. Por isso, fizemos essa lista especial com 20 blues fáceis de tocar no violão!

Homem tocando blues no violão sentado, com a perna cruzada e de gorro preto
O blues é um estilo único e diferenciado de tocar (Foto: Reprodução/Pexels)

Além dos blues acústicos, muitas das bases gravadas na guitarra podem ser tocadas tranquilamente no violão, soando igualmente bem. Ademais, um músico completo precisa também saber como tocar blues no violão, não só na guitarra.

Então, bora lá aprender 20 blues fáceis de tocar no violão?

Melhores cifras de blues para tocar no violão

Tirar as bases de blues é a melhor forma de conhecer as progressões harmônicas e assimilar o shuffle feel do estilo. Além disso, são elas que começam a fazer brotar o sentimento necessário para tocar blues.

Então, pronto para aprender a tocar blues no violão com as músicas abaixo? Aqui vai um pequeno spoiler do nosso repertório:

  • The Thrill Is Gone
  • Sweet Home Chicago
  • Mannish Boy
  • Blues da Solidão
  • Smokestack Lightnin’
  • A Man And The Blues
  • Going Up The Country

Vamos às dicas!

1. The Thrill Is Gone – B.B. King

Uma música que todo mundo que tem interesse em tocar blues no violão precisa aprender é The Thrill Is Gone. O ritmo dela consiste na seguinte batida: ↓↑↓↑. Acentue os toques para baixo e faça eles com palm muting. 2 dos 4 acordes têm pestana (Bm e F#7). Portanto, comece treinando as mudanças que envolvem esses shapes: Bm para Em, Bm para G e F#7 para Bm.

2. Me And The Devil Blues – Robert Johnson

Robert Johnson foi um dos maiores guitarristas de blues da história. Porém, Me And The Devil Blues é um excelente exemplo do ritmo de blues no violão, que consiste na seguinte batida: ↓ ↓↓ ↓. Junte o quarto toque com o primeiro, da mesma maneira que o segundo com o terceiro. Ademais, toque com os dedos. Boa parte da música tem acordes com inversão, feitos no formato de D. Nesse sentido, basta deslizá-los de casa em casa.

3. Sweet Home Chicago – Blues Brothers

Apesar de ter 7 acordes, Sweet Home Chicago, dos Blues Brothers, está entre os blues fáceis de tocar no violão. A digitação do solo da introdução é bem fácil, mas exige as técnicas de slide, vibrato e hammer on. Comece treinando em um andamento mais lento, de preferência com a ajuda de um metrônomo, assim como toda a música.

4. I’ve Got A Woman – Ray Charles

A batida de I’ve Got A Woman, de Ray Charles, é igual à de The Thrill Is Gone. Entre seus 5 acordes, um possui pestana (Bb). Além disso, temos o acorde de D7/9, que é uma dissonância, mas que não tem um shape tão complicado. Novamente, treine em um andamento mais lento.


5. Life By The Drop – Stevie Ray Vaughan

Stevie Ray Vaughan precisa marcar presença em um repertório de blues fáceis de tocar no violão. Mesmo com 7 acordes e uma pestana (F#m), Life By The Drop é simples e traz uma batida fortemente marcada pelo shuffle blues. Comece treinando a progressão dos acordes E5, F#m e D5. Depois que você tiver dominado essas trocas, treine a música toda.

6. Mannish Boy — Muddy Waters

Além de ser um dos maiores clássicos do estilo, Mannish Boy, do Muddy Waters, é um dos blues mais fáceis de tocar no violão. Assim sendo, ela consiste em um único riff tocado durante toda a música com os power chords A5, D5 e C5. Não tem segredo!

7. Before You Accuse Me – Eric Clapton

Before You Accuse Me, do Eric Clapton, foi gravada originalmente na guitarra. No entanto, ela também soa excelente em um violão blues. A faixa tem 7 acordes, sem nenhuma pestana. Contudo, o acorde de Eb/Bb vai exigir um pouco mais de dedicação.

8. Boom Boom – John Lee Hooker

Mestre absoluto do estilo, John Lee Hooker não pode faltar em um repertório de blues. Boom Boom tem apenas um riff, que começa em F e modula para A# e depois para C. Toque usando power chords e, mais uma vez, comece treinando em um andamento mais lento.

9. I’d Rather Go Blind – Etta James

Quem quer tocar blues no violão deve incluir I’d Rather Go Blind, da Etta James, no seu repertório, pois ela é bem fácil. Nesse sentido, a música possui apenas 2 acordes, sendo que um tem pestana (Bm). Eles são tocados em um andamento lento e usando a mesma batida de Me And The Devil Blues. Ou seja, a clássica batida do blues.

10. O Sol Também Me Levanta – Blues Etílicos

O Sol Também Me Levanta é um ótimo exemplo de violão blues. Ela tem só 3 acordes, onde o B é sua única pestana. Além disso, a canção conta com a mesma progressão de acordes se repetindo por toda a música. Por fim, treine em um andamento mais lento até você dominar todas as trocas de acordes.

Incríveis essas cifras fáceis de blues, não é? Se você busca por um método de ensino musical de primeira qualidade e que seja focado na sua evolução, não deixe de conferir o curso de blues do Cifra Club Academy!

Curso de guitarra blues do Cifra Club Academy

11. Brilho da Noite – Celso Blues Boy

A base de Brilho da Noite, do Celso Blues Boy, é excelente para tocar blues no violão. Dentre seus 6 acordes, temos as pestanas de B e Bb. No entanto, seu andamento é lento, o que facilita o seu treino.

12. Blue And Lonesome – Little Walter

Para tocar Blue And Lonesome, do Little Walter, é preciso usar a afinação de Sol menor aberto. Assim sendo, mantenha as cordas Ré (D) e Sol (G) como estão. O Mizão, a corda Lá e o Mizinho descem um tom, ficando D, G e D, respectivamente. Por fim, a corda Si desce meio-tom, para Bb. Ademais, a música tem somente 4 acordes – porém, o G# pode te exigir um pouco mais – e seu andamento é bem lento.

13. Blues da Solidão – Bêbados Habilidosos

Com apenas 4 acordes se repetindo por toda a música, Blues da Solidão é um excelente treino para os iniciantes no violão blues. Comece praticando as mudanças de acordes que envolvem as 2 pestanas da música (Bb e F). Caso sinta necessidade, baixe um pouco o andamento, apesar de já ser uma faixa lenta.

14. Born Under A Bad Sign – Albert King

Com toda a certeza, Born Under A Bad Sign, do Albert King, figura entre os blues fáceis de tocar no violão. Ela tem dois riffs com digitação bem fácil, que se alternam por toda a música. Mamão com açúcar!

15. Bright Lights – Gary Clark Jr.

Bright Lights, do Gary Clark Jr., é tocada com a mesma batida de The Thrill Is Gone. Além disso, seus 4 acordes são bem tranquilos e compõem uma progressão de acordes não usual. Por isso, essa cifra é obrigatória em um repertório de blues fáceis de tocar no violão!

16. Smokestack Lightnin’ – Howlin’ Wolf

Com apenas dois riffs que se alternam durante toda a música, Smokestack Lightnin’, do Howlin’ Wolf, é excelente para treinar digitação. Além disso, basta caprichar no slide. Comece treinando em um andamento mais lento, até você dominar este clássico que se sobressai entre os blues fáceis de tocar no violão.

17. A Man And The Blues — Buddy Guy

O andamento lento de A Man And The Blues, do Buddy Guy, facilita muito o treino dessa música. Ela tem apenas 4 acordes, sendo 2 com pestana (F7 e G7). Ademais, o acorde dissonante de D7/F# demanda um pouco mais de treino.

18. Nothing But A Woman – Robert Cray

Um dos maiores sucessos de Robert Cray, Nothing But A Woman tem somente 3 acordes, onde F7 e G7 têm pestanas. Contudo, as mudanças entre eles são fáceis, bastando arrastar a mão esquerda (para os canhotos, a direita) no mesmo formato, por duas casas. Além disso, treine as mudanças de C7 para F7 e de F7 para C7 em um andamento abaixo do original.

19. Going Up The Country – Canned Heat

O Canned Heat foi um grupo estadunidense que fez muito sucesso no festival de Woodstock e era extremamente influenciado por blues. Going Up The Country é um dos seus maiores sucessos. Para tocá-la, coloque o capotraste na 1ª casa. Ela não tem pestana, mas é indicado baixar bem o andamento até as trocas dos seus 3 acordes soarem como devem.

20. Parisienne Walkways – Gary Moore

Não se assuste com os 9 acordes de Parisienne Walkways, do Gary Moore, pois a maioria deles é bem tranquila. Apenas os shapes de Bm7/5– e F7+, além da pestana de G#m, vão demandar mais prática. Por isso, comece treinando as mudanças que envolvem esses acordes. Novamente, toque com a batida de Me And The Devil Blues. Ela já é bem lenta, mas, caso seja preciso, treine em um andamento ainda mais devagar.

Agora que você teve dicas eficazes para aprender blues fáceis de tocar no violão, o que acha de investir na sua evolução musical? Nesse sentido, com o curso de guitarra blues do Cifra Club Academy, você pode se tornar mestre em tudo sobre esse lendário e importante estilo!

Não perca a oportunidade de fazer aulas de ótimo nível por um preço acessível, e ainda por cima de onde e quando quiser (só precisa de internet).

Ademais, para sentir um pouco do gostinho do curso, confira o nosso e-book gratuito sobre licks famosos do blues! Dessa maneira, você vai conhecer e entender melhor sobre alguns dos maiores guitarristas da história.

E-book de licks de guitarra blues do Cifra Club Academy
Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK